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  • Kethleen Dantas de Arruda Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Abstract

This research aims to analyze the types of dyslexia, exploring in the literature suitable teaching methods for children with this specific learning disorder of neurobiological origin. The justification for its elaboration is based on the need to expand the knowledge inherent to the field of activity and work methods in relation to learning disorders and difficulties, which intervene and favor school health, contributing to a society of successful learners , as reading and writing are basic instruments for entry and participation in literate society. This research seeks to deepen knowledge to identify the types of dyslexia and improve, through theoretical analysis, assertive interventions in the educational and family fields in order to provide a better quality of life for children with dyslexia. Methodologically, bibliographical references are used through websites, articles, theses and dissertations that address the subject. In conclusion, it reinforces the importance of articulation between school and family in respecting differences, both in cultural diversity and language of the dyslexic child. Keywords: Dyslexia. Educational Challenges. Early intervention.

Author Biographies

Kethleen Dantas de Arruda, Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Discente do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Published
2024-12-13