EXPLORANDO O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Angélica Costa
  • Edson José Manzano Rodrigues
  • Francieli Jorge dos Santos Leonardi
  • Josilene Portes da Silva
  • Marciléa Ferreira dos Santos Domingues
  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana

Abstract

Este estudo tem como objetivo explorar o papel das tecnologias no processo de aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para promover seu desenvolvimento acadêmico e estimular suas habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Além disso, visa identificar tecnologias de apoio que possam auxiliar no aprendizado da leitura e escrita dessas crianças, considerando suas necessidades individuais e níveis de desenvolvimento. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental, baseada em levantamentos e revisões de obras publicadas em Revistas e Periódicos, livros e leis nacionais com o objetivo de observar um tema sob novas abordagens para alcançar conclusões inovadoras. Os resultados evidenciam que o uso de tecnologias assistivas é crucial para melhorar a qualidade do ensino de alunos com TEA. A adoção dessas ferramentas nas escolas contribui significativamente para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, promovendo o progresso educacional e social desses alunos. Conclui-se que a incorporação de novas tecnologias no ambiente escolar é extremamente vantajosa para o processo de aprendizagem.

Author Biography

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Professora, especialista em educação especial e inclusiva e psicopedagogia, mestre e doutora em educação.
Published
2024-12-13