O PROFESSOR E SEU PAPEL PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS
Abstract
O ingresso na educação básica tem avançado no Brasil, mas ainda há crianças e adolescentes fora da escola. Aqueles que se encontram matriculados nem sempre têm acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, ao passo que, quando se fala em como progredir em termos educacionais, especialmente em relação à inclusão, logo se pensa na figura docente. Este artigo objetiva discutir sobre uma alta responsabilização dos professores em relação à prática pedagógica e à qualidade do ensino. O docente pode realmente ser o desencadeador da mudança, contudo, para que esta ocorra, não basta que o professor revise sua prática, é preciso priorizar a educação e valorização desse profissional. Como método, optamos por uma perspectiva teórica de abordagem do tema, fruto de um estudo bibliográfico sobre escola, docência e educação de qualidade para todos. Neste sentido, discutimos a questão docente repensando em quais são suas reais demandas e papeis, especialmente diante da proposta de efetivar a educação inclusiva no Brasil. Como resultados, identificamos que os saberes experienciais dos professores assumem um lugar de importância tanto quanto os acadêmicos, podendo inaugurar importantes mudanças. Por meio do suporte adequado, os saberes compartilhados entre professores de escolas comuns e professores de educação especial podem trazer inúmeros benefícios e resultados efetivos não apenas em termos de acesso à escola, mas de ensino.References
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