O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO MST E A ESCOLA DO ASSENTAMENTO SÃO MANUEL

  • Antonio Martins da CUNHA UFMS/CPAQ
  • Rosalina Brites ASSUNÇÃO

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso do MST sobre uma proposta de Educação Básica para a população dos assentamentos, buscando apreender as relações estabelecidas entre as formações discursivas do movimento e as da Escola Rural São Manoel. Tem como objeto de análise o discurso do MST materializado no texto “Pedagogia do Movimento Sem Terra: acompanhamento às escolas” e o discurso da comunidade escolar da escola do Assentamento “São Manoel”, localizado no município de Anastácio/MS. Trata-se de uma análise do discurso de abordagem analítico-descritiva cujos pressupostos teóricos estão fundamentados na Análise do Discurso de linha francesa, Foucault (2009), Pêcheux (1995), Brandão (2004). A pesquisa foi de desenvolvida em dois momentos. No primeiro, fez-se uma pesquisa analítico-descritiva do texto que materializa o discurso do MST. Num segundo momento, realizou-se uma pesquisa de campo na escola do assentamento por meio de questionários e entrevistas com a comunidade escolar, para se confrontar o ideal de educação do movimento, com a educação que é oferecida na escola. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria dos professores não conhece a proposta de educação do MST, e que o currículo da escola é organizado de acordo com as orientações da secretaria de Educação do Estado e as do Município.

Author Biographies

Antonio Martins da CUNHA, UFMS/CPAQ
Graduando em Letras do CPAQ/UFMS. E-MAIL: antoniomartins2014.am@gmail.com
Rosalina Brites ASSUNÇÃO
Professora Doutora do Curso de Letras do CPAQ/UFMS. E-MAIL: rositabrites@hotmail.com

References

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Published
2016-12-06