A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR VÍDEOS DA DÉCADA DE 1990: A VISÃO DOS PROFESSORES CURSISTAS DO PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO NO PR

  • Celso Luiz JUNIOR Universidade Estadual de Londrina
  • Marina Graziela FELDAMNN

Abstract

O presente texto tece considerações acerca das memórias de professoras educação básica do Paraná sobre o processo de formação por vídeos da década de 1990, especialmente do programa público Salto para o Futuro, difundido pela TV Escola. Tal análise centra-se na perspectiva da história da formação de professores e em autores como Nóvoa, Gimeno Sacristán; Imbernón dentre outros. Buscou-se entender a relação teórico prática deste modelo de preparação docente e como se articulou o discurso modernizante das TICs ligadas à esta modalidade neste período de mudanças políticas e culturais.

Author Biography

Celso Luiz JUNIOR, Universidade Estadual de Londrina
Graduação em História - Universidade Estadual de Maringá Mestrado em Educação - Universidade Estadual de Maringá Doutorado em Educação Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

References

CHARTIER, Roger. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FELDMANN, Marina Graziela. Escola Pública: Representações, desafios e perspectivas. In: ALONSO, Myrtes. [Org.]. O Trabalho Docente: teoria e prática. São Paulo: Editora Pioneira, 1999.

GASPARIN, João Luis. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes Instáveis em educação. Trad. Beatriz Afonso neves. Porto Alegre, Artmed, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se par a mudança e a incerteza. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

NÓVOA, Antonio. Porque a História da Educação? In: Stephanou, Maria, Câmara Bastos, Maria Helena. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III – Séc. XX. Petrópolis, RJ, Vozes, 2005.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). 38 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

SAVIANI, Dermeval. [ET all] O Legado educacional do Século XX. 2 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2006b.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2007.

TANURI, Leonor Maria. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de História de Educação, 2000.

Published
2017-12-04