LITERARTE NA MALA PANTANEIRA: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES EM EXPERIÊNCIAS FABULOSAS

  • Ana Lucia Gomes da Silva UFMS/CPAQ
  • Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Resumen

O presente artigo apresenta e discute a criação de fantoches, seguidos das experiências com o gênero fábula na formação de professores, daí o uso da expressão “fabulosas”. As ações fazem parte do Plano de Ensino desenvolvido nas disciplinas de Literatura Infantil e Fundamentos e Práticas do Ensino das Artes Visuais com acadêmicas do sexto e sétimo semestre do Curso de Pedagogia da UFMS/CPAQ. A proposta busca contemplar as pesquisas nas produções artísticas e literárias fundante nas áreas da literatura e arte: “literarte”. Aponta-se como linha de leitura a base interdisciplinar na premissa da parceria por se tratar das experiências de duas pesquisadoras que refletem a expressão e vivências de cada uma em um diálogo rico pelos tesouros da mala pantaneira . As escolhas das fábulas ocorreram por considerarmos este gênero apropriado ao apresentar histórias com cenários próximos do imaginário do autor e leitor, especialmente quando o cenário é a fauna e flora pantaneira. Ainda, por se tratar de textos curtos e, por considerarmos o leitor professor como sujeito ativo capaz de gerar relevantes mudanças na educação. Na mesma direção os fantoches atendem a tarefa de contar histórias no ambiente escolar como recurso significativo e facilitador para o professor, que encontra no boneco um meio físico, real de envolver as crianças, de forma mágica e lúdica. Os resultados nos apontam que os objetivos foram alcançados ao percebemos que as acadêmicas se sentiram instigadas em ressignificar a prática da leitura numa perspectiva crítica. Sabemos que o reconhecimento às mudanças acontece de fato no palco da sala de aula, quando pelas histórias, chegamos no coração da criança como um presente.

Biografía del autor/a

Ana Lucia Gomes da Silva, UFMS/CPAQ
Profa. Dra. ANA LUCIA GOMES DA SILVA - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora de Gestão Acadêmica da UFMS/Campus de Aquidauana; Coordenadora PIBID/Pedagogia/CPAQ. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da PUC/SP, no Grupo de Estudos e Pesquisas no Ensino das Artes Visuais da UFMS e dirigente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores GEPFIP/UFMS/CPAQ. Colaboradora no Programa de Formação de Professores da OMEP/BR/MS/Aquidauana. Contato: analucia.sc1@hotmail.com
Maria de Lourdes Medeiros Bruno
Professora licenciada em Português Literatura pela Universidade Santa Úrsula/RJ

Citas

CHAGAS, Pinheiro, BRAGA, Theophilo. Fábulas de La Fontaine - Traduções Modernas. Rio de Janeiro, 1928.

LACERDA, Nair. Clássicos da Infância- Fábulas do Mundo Inteiro Círculo do Livro, São Paulo, 1994.

ALVES, Rubens. Interpretar é compreender. São Paulo, 2004. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u814.shtml, acesso em 20 nov. 2017.

Publicado
2020-04-03