O DESENHO INFANTIL COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE A CRIANÇA E O SEU MUNDO EXTERIOR: ANÁLISE DOS DESENHOS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA, MS, BRASIL.

  • Josiane Almeida Lopes da SILVA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana
  • Helen Paola Vieira BUENO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a evolução dos desenhos infantis desde as primeiras garatujas, até a fase esquemática que se apresenta dos 7 aos 9 anos de idade, bem como expor os resultados sobre análise dos desenhos de alunos de uma escola estadual do município de Aquidauana, MS, Brasil, com a finalidade de destacar a relevância do desenho na vida da criança, buscando compreender os sentimentos, desejos e vivências expressos. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas a livros de autores como Derdyk (1990), Lowenfeld e Brittain (1970), Mèredieu (2001), Piaget (1969), como também a artigos de autores como Correia (2016), Bombonato e Farago (2016), Moreno (2008), entre outros. Foi realizada também uma pesquisa de campo em uma escola estadual do município de Aquidauana, através dos desenhos das crianças, isto é, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa voltada para levantamento de conceitos e compreensão de resultados. Os resultados apresentados associam a teoria com a prática, destacando a relevância da valorização da arte criadora da criança.

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Published
2018-11-26