REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

  • Daniela Marcato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Eduarda Cacho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar como discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul perceberam o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência na Educação Infantil do município de Campo Grande/MS onde vivenciaram as experiências de estágios obrigatórios da graduação. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas com discentes do curso de Pedagogia. Os dados foram analisados considerando: a concepção de inclusão escolar e sua pertinência; desafios para a inclusão; e ações dos sujeitos no estágio obrigatório com perspectivas para futura ação docente. Conclui-se que a inclusão escolar ainda necessita de mudanças e uma rede de colaboração entre gestão escolar, professores/as regentes, professores/as de apoio, funcionários/as da escola e as famílias a fim de se efetivar a inclusão escolar para além do discurso de forma que as crianças com deficiência na Educação Infantil possam estar incluídas e fazer parte de todo o processo educacional, não apenas tendo a garantia do acesso, por meio da matrícula, mas da permanência de qualidade com educação e cuidado na instituição.
Publicado
2020-12-30