LONGE DOS OLHOS E DO CONTROLE: A ESCRAVIDÃO URBANA EM RIO CLARO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

  • Janete Rosa da Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Cleyton Rodrigues dos Santos

Resumen

A presente pesquisa tem por objeto analisar a dinâmica societária de escravizados e libertos na cidade de Rio Claro - SP na segunda metade do século XIX. Por meio de documentos como os processos criminais, as ações de liberdade, a imprensa, a literatura, entre outros, materializou-se uma pesquisa sobre o quotidiano escravista, além do processo de modernização das instituições na cidade de Rio Claro durante a segunda metade do século XIX. Buscamos compreender como indivíduos escravizados ou recém egressos do cativeiro, criaram estratégias próprias de sobrevivência tendo como pilar as experiências trazidas do período em que viveram sob o jugo do cativeiro. Procuramos mostrar, também, que a gênese de um mercado de trabalho - propriamente dito - em Rio Claro se deu por meio de um emaranhado de contradições que envolveram práticas sociais concretas dando especial enfoque às relações entre escravizados e libertos, não apenas no interior do grupo social a que pertenciam, mas também, suas relações com outros indivíduos que gravitavam pela paisagem social à época. Nesse sentido, procuramos historicizar, através das ações de indivíduos pertencentes aos grupos subalternos, a luta em um território estranho e a construção de uma rede de relações sociais mergulhados em solidariedades e conflitos étnicos em uma sociedade onde, indivíduos não pertencentes aos grupos dominantes - ou seja, os subalternizados - encontravam dificuldades para inserção.

Biografía del autor/a

Janete Rosa da Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Cleyton Rodrigues dos Santos
Possui Graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas - Centro Universitário Toledo - Presidente Prudente/SP (2002), Licenciatura em Pedagogia pelo ISEA/SP (2015), Licenciatura em História pela Faculdade Piaget (2018), Mestrado em História Social pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Doutorado em História Econômica pela FFLCH/USP - Universidade de São Paulo (2015). Foi Professor de Economia, Economia Brasileira e Microeconomia dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Primavera (2009-2010), Professor de Economia do Curso de Turismo da Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010-2011), Professor de Economia, Mercado de Capitais, Economia Política, História do Pensamento Jurídico, História da Educação e Sociologia da Educação dos Cursos de Administração, Direito e Pedagogia da UNIESP/Faculdade de Presidente Epitácio (2012-2015), Professor de Economia, Microeconomia, Economia Brasileira, Metodologia do Ensino de História, Economia Rural e Economia Internacional dos Cursos de Administração, Pedagogia e Agronegócio do Centro Universitário La Salle de Lucas do Rio Verde - MT (2015-2019) e Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação do MINTER - Universidade Estácio de Sá e Unifaculdades (2017-2018). Atualmente é Professor Colaborador do Curso de História do SEHLA da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Desenvolve pesquisas em História Econômica e História do Brasil com interesse nas relações entre História, Economia e Literatura. Atua, principalmente, nos seguintes temas: História do Brasil, Formação Econômica e Social do Brasil, Economia Brasileira e Contemporânea, História e Literatura, Escravidão no Brasil.
Publicado
2024-08-27