NECROPOLÍTICA E O ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS E IMPLICAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

  • Ligiane Monteiro Arruda UFMS
  • Marcelo Victor da Rosa

Resumen

O presente artigo explora a relação entre necropolítica e ensino superior, analisando como práticas de poder e exclusão influenciam o acesso, a qualidade e a experiência educacional dos estudantes. Mediante pesquisas bibliográficas, apresenta-se a manifestação da necropolítica nas políticas educacionais e seus efeitos e impactos sobre os estudantes. O artigo destaca como políticas de exclusão, baseadas em critérios econômicos e sociais, operam no ensino superior, criando barreiras para estudantes de baixa renda, negros, indígenas e LGBTQIA+. Essas práticas necropolíticas são vistas na precarização das condições de ensino, na falta de suporte psicológico e na invisibilidade das necessidades emocionais dos estudantes, refletindo uma desumanização que perpetua a exclusão. Explora, também, uma abordagem sobre o racismo estrutural e institucional, que se manifesta na representação desproporcional de estudantes negros e indígenas nas universidades, bem como nas atitudes racistas presentes no ambiente acadêmico. Esta pesquisa propõe reflexões e sugestões para políticas públicas e práticas institucionais que possam mitigar esses impactos. Palavras-chave: Necropolítica. Ensino Superior. Racismo. LGBTQI+.
Publicado
2024-08-27