NECROPOLÍTICA E O ENSINO SUPERIOR: IMPACTOS E IMPLICAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
Resumen
O presente artigo explora a relação entre necropolítica e ensino superior, analisando como práticas de poder e exclusão influenciam o acesso, a qualidade e a experiência educacional dos estudantes. Mediante pesquisas bibliográficas, apresenta-se a manifestação da necropolítica nas políticas educacionais e seus efeitos e impactos sobre os estudantes. O artigo destaca como políticas de exclusão, baseadas em critérios econômicos e sociais, operam no ensino superior, criando barreiras para estudantes de baixa renda, negros, indígenas e LGBTQIA+. Essas práticas necropolíticas são vistas na precarização das condições de ensino, na falta de suporte psicológico e na invisibilidade das necessidades emocionais dos estudantes, refletindo uma desumanização que perpetua a exclusão. Explora, também, uma abordagem sobre o racismo estrutural e institucional, que se manifesta na representação desproporcional de estudantes negros e indígenas nas universidades, bem como nas atitudes racistas presentes no ambiente acadêmico. Esta pesquisa propõe reflexões e sugestões para políticas públicas e práticas institucionais que possam mitigar esses impactos. Palavras-chave: Necropolítica. Ensino Superior. Racismo. LGBTQI+.
Publicado
2024-08-27
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.