ESTÍMULOS À CONSCIÊNCIA SINTÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Felipe de Andrade Constancio Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Estudante
  • Lovania Roehrig Teixeira

Resumen

Este trabalho revisita a categoria Sintagma Nominal (doravante SN) para investigar – como objetivo inicial - o processo da concordância nominal entre três classes da gramática do português (numeral, substantivo e adjetivo) mapeadas em atividades pedagógicas, listas de exercícios e questionários que estimulam a criatividade e a percepção do desafio (metodologias ativas), aplicados a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, o trabalho adota a abordagem teórica da consciência sintática (Faraco; Vieira, 2023) que, em linhas gerais, prevê a percepção do usuário da língua em relação ao ordenamento e à combinação das estruturas morfossintáticas no momento da escrita. A discussão em torno do monitoramento de estruturas do SN revela a necessidade de os alunos (sobretudo os do Ensino Fundamental) lidarem com processos de quantificação complexos, uma vez que a concordância nominal mostra-se desafiadora na produção do texto escrito. A metodologia utilizada é de viés qualitativo, pois as atividades pedagógicas sugeridas, para observação do processo de concordância nominal, buscam a geração de dados (não numéricos) com o intuito de descrever a percepção do plural na produção escrita e explorar os níveis diferenciados de monitoramento do SN entre crianças com a mesma faixa etária (10 - 11 anos), em uma mesma unidade escolar. A aplicação de duas atividades pautadas em metodologias atividades para o ensino do plural mostra, como fator conclusivo, a necessidade de se operar com SNs em níveis diferenciados - o da percepção de quantificação em unidades menores (construção do sintagma) e o do monitoramento em contextos (construção do texto).
Publicado
2024-12-13