O USO GAMIFICAÇAO PARA SANAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

  • Juceleia Cristina Silva Berndt UFMS
  • Lovania Roehrig Teixeira

Resumen

O presente estudo tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre as metodologias ativas, mais propriamente a gamificação, dando ênfase à plataforma educacional “GoConqr” que favorece a aprendizagem de leitura e de escrita dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As metodologias ativas baseadas na gamificação são instrumentos lúdicos e dinâmicos que vem revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na fase da alfabetização. Os jogos transformam a aprendizagem em algo mais significativo e prazeroso, desse modo, mais efetivo. Nessa esteira e a partir de uma metodologia bibliográfica de pesquisa, esse trabalho se justifica pela necessidade de promover atividades voltadas ao desenvolvimento da leitura e da escrita, bem como realizar aferição dos conhecimentos dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conclui-se que por meio da plataforma gratuita de ensino como o GoConqr é possível potencializar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, levando os alunos ao desenvolvimento da literacia e/ou letramento, capacidade de ler e escrever, para que ele possa fazer uso da informação escrita de maneira apropriada e contextualizada. E, com a gamificação é possível explorar estratégias de ensino que ajudam a sanar as dificuldades nesses processos e, ainda, avaliar o seu desenvolvimento.
Publicado
2024-12-13