DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE AQUIDAUANA

  • Fátima Martinez Ufms
  • Solange Prado da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juliana de Albuquerque Medeira
  • Aparecida de Sousa dos Santos

Resumen

O tema abordado nesse artigo é sobre a inclusão de crianças autistas na educação infantil (primeira infância). Muito tem sido discutido sobre o processo de inclusão nas escolas regulares e diante disso a busca contínua por melhorias no processo tem sido um desafio para toda a comunidade escolar. São diversos os desafios encontrados para a efetivação do processo, sendo preciso considerar desde a estrutura física da escola até o preparo dos profissionais para atuarem nessa demanda. Neste contexto, questiona-se: Qual o papel do professor da educação infantil em relação ao processo de inclusão do aluno autista na sala de aula regular? O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno que não tem uma causa definida e afeta geralmente a sociabilidade, a comunicação da criança, sendo variável entre casos leves até severos. O objetivo geral desse artigo é apresentar, conforme descrito na literatura pesquisada, os principais desafios para a efetivação da inclusão das crianças com autismo na educação infantil, em escolas regulares. Oferecer um ensino igualitário, de qualidade para todos os alunos tem sido desafiador. A metodologia utilizada para a realização desse foi a pesquisa bibliográfica tendo como fontes de pesquisas, livros, revistas, periódicos, artigos e publicações em bases de dados acadêmicos como Scielo, CAPES e Google acadêmico. Evidencia-se que o processo de inclusão é desafiador e requer melhor preparo acadêmico dos professores da educação infantil perante o tema, pois esses profissionais são a base para o desenvolvimento de uma educação igualitária para todos os alunos atendidos na rede regular de ensino.
Publicado
2024-12-13