PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS PERSPECTIVAS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO

  • Edmeire Gomes da Silva Gigliotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Giulia Caroline Borodiak Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Helen Paola Vieira Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

A busca dos novos conceitos da inteligência e saber como aplicá-los nos processos de aprendizagem tem se tornado cada vez mais exigentes na formação continuada dos professores, fazendo-nos pensar em novas estratégias no que se refere ao ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente numa perspectiva de inclusão para todos, desmistificando a maneira tradicional de ensino e avaliação. O presente artigo tem como principal fundamentação teórica as obras de Howard Gardner sobre as múltiplas inteligências. Dada a importância de buscarmos aumentar o repertório das capacidades e habilidades das inteligências na resolução de problemas, bem como as implicações educacionais e a relevante contribuição do educador na oferta de estímulos para o desenvolvimento integral do aluno. Para complementar nossa pesquisa, analisaremos os resultados de um questionário realizado com profissionais das redes públicas e privadas de ensino, sobre como as práticas pedagógicas alinhadas aos conceitos das múltiplas inteligências podem ser eficazes no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais.

Biografía del autor/a

Edmeire Gomes da Silva Gigliotti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pedagoga. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Aperfeiçoamento em "Autismo: Identificação, Diagnóstico e o Processo de Aprendizagem." Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Giulia Caroline Borodiak, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pedagoga. Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Helen Paola Vieira Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Professora na graduação, especialização, mestrado e pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Publicado
2024-12-13