O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR

  • Simone Costa da Silva UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Solange Ribeiro Lino UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Vera Lucia Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Resumen

A inclusão escolar tem se consolidado como um direito fundamental, exigindo que as escolas adaptem suas práticas para atender às diversidades de seus alunos. Nesse contexto, o Plano Educacional Individualizado surge como uma ferramenta essencial para garantir que cada estudante tenha suas necessidades específicas atendidas. Este estudo teve como objetivo geral analisar a importância do PEI na inclusão escolar e, como objetivos específicos, identificar: (a) políticas públicas direcionadas à educação especial; (b) a relevância da formação continuada dos profissionais da área. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas municipais por meio de pesquisa documental, bibliográfica buscando levantamento das estratégias para execução do PEI a partir de relatos de experiências de duas professoras de apoio de alunos da educação especial. O estudo evidenciou que nos municípios de Miranda e Campo Grande existem políticas educacionais que asseguram o acesso dos estudantes da educação especial as escolas regulares como documentos, recursos, serviços, atendimento educacional especializado e formação continuada. No entanto, apesar dos documentos legais e oficiais que asseveram sua elaboração, não exige obrigatoriedade ou regulamentação específica o que gera insegurança e solitude dos profissionais de apoio na implantação e implementação do referido Plano, por isso, é necessário que o processso de inclusão educacional envolva todos os profissionais que atuam nas escolas.
Publicado
2024-12-13