CONSTRUTIVISMO: HISTÓRIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Cezar Nascimento Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Ao abordar as teorias de ensino, o construtivismo gera divergências entre os educadores. Embora a história da educação brasileira tenha testemunhado várias mudanças no ensino da leitura e escrita, muitos professores ainda enfrentam desafios para aplicar práticas eficazes de alfabetização devido à insegurança quanto à teoria que sustenta suas ações. Nesse cenário, o construtivismo surge como uma abordagem relevante, provocando a reflexão sobre suas principais contribuições teóricas e práticas nas salas de aula de alfabetização. O objetivo deste trabalho é examinar as implicações teóricas essenciais do construtivismo e suas repercussões nas práticas alfabetizadoras. O segundo capítulo apresenta uma revisão teórica sobre a evolução histórica da educação no Brasil, o terceiro explora os fundamentos epistemológicos do construtivismo, e o quarto investiga suas implicações no processo de alfabetização. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento de estudos acadêmicos nos repositórios da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), totalizando 70 trabalhos publicados nos últimos 30 anos, com os filtros “Construtivismo” e “Alfabetização”. No repositório da UFC, foram localizados 43 resultados, sendo que 4 estavam relacionados ao construtivismo e apenas 1 focava na alfabetização. Na UECE, encontraram-se 27 resultados, dos quais 12 eram pertinentes ao tema da pesquisa. Os achados indicaram que todos os trabalhos encontrados eram de TCCs e destacaram a escassez de estudos que investigam de forma aprofundada a conexão entre construtivismo e alfabetização. A pesquisa sugere que o debate teórico sobre o construtivismo ainda está restrito ao âmbito acadêmico, com pouca repercussão nas práticas educacionais nas salas de aula.

Biografía del autor/a

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cezar Nascimento Pires: Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especializando em Alfabetização, letramento e educação especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: cezarpires@alu.ufc.br Janete Rosa da Fonseca: Professora e Orientadora do Programa de Especialização Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais (UFMS). Licenciada em Pedagogia (UNIVALE). Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE). Especialização em Administração: Capacitação Empresarial (UFSM). Mestrado em Educação (ULBRA). Doutorado em Educação (UDELMAR). Pós-doutorado em Neurociências (FURG). Estágio Pós-doutorado em Educação (UCDB).
Publicado
2024-12-13