RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

  • Eliane de Souza Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Fátima Cristina D. F. Cunha Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumen

Neste artigo, trago o relato de experiência do processo de alfabetização, através de um homem, meu pai, que estudou apenas até a 3ª série e conseguiu, através de seus métodos simples, auxiliar no processo de alfabetização e letramento de três crianças, antes dos cinco anos de idade. A falta de apoio e colaboração por parte dos adultos leva a criança a ter ainda mais dificuldades e é isso que percebemos nas escolas, pais que não participam de reuniões, não auxiliam nas tarefas e não se preocupam com a vida escolar de seus filhos. Sem esse suporte de apoio familiar, a criança tende a enxergar o processo de alfabetização como algo muito difícil e, em alguns casos, impossível. Isso ocasiona desinteresse e desmotivação, comprometendo significativamente sua aprendizagem. Concluímos que não basta apenas dizer que a criança deve estudar para ser alguém melhor. É crucial que pais ou responsáveis exerçam seu papel de forma exemplar, colaborando ativamente com o desenvolvimento escolar. Para isso, é fundamental que participem dos eventos da escola, estejam dispostos a ouvir os problemas enfrentados pelo aluno e busquem as melhores soluções.
Publicado
2024-12-13