A CONTRIBUIÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

  • Elda Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL
  • Emmilly Santos Araújo Leonardo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Wagner Ramos de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Lovania Roehrig Teixeira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumen

O presente artigo tem por objetivo explorar a contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento na perspectiva da educação inclusiva, apresentando exemplos práticos de aplicação, desafios e impactos da gamificação no processo de aprendizagem entre outros aspectos; uma vez que, a gamificação potencializa a motivação e envolvimento por parte de todos os educandos na realização de diversas atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia deste estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de demonstrar que abordagens ativas ancoradas à gamificação, são úteis no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de educação especial, fomentando a inclusão destes no âmbito escolar.

Biografía del autor/a

Elda Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL
Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIFACS). Licenciada em Letras (UFBA)
Emmilly Santos Araújo Leonardo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFRO). Licenciada em Pedagogia (PUC-RIO)
Wagner Ramos de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFES). Licenciado em Letras (UNICAP)
Lovania Roehrig Teixeira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
Doutora em Letras (UFRGS). Mestre em Linguística (UFSC). Licenciada em Letras (UPF)
Publicado
2024-12-13