O PODER TRANSFORMADOR DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: DAS BRINCADEIRAS ÀS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Kelly Sousa Assunção Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Alex Eduardo Florindo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Gerlany do Nascimento Xavier Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Lara Vitória de Jesus Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre a relevância da ludicidade para o desenvolvimento infantil, destacando seus benefícios para o aprimoramento de competências e habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de obras literárias, artigos e documentos que fundamentaram o aporte teórico e a pesquisa empírica com o intuito de observar atividades lúdicas bem como a mediação do professor. Os resultados apontam que, por meio da ludicidade, as crianças não só se divertem, mas também adquirem habilidades relevantes para a vida. Elas aprendem a resolver problemas, a trabalhar em equipe, a expressar suas emoções, melhoram sua concentração e a coordenação motora. Além disso, a ludicidade cria um ambiente acolhedor e estimulante, que incentiva a interação e a socialização, aspectos essenciais para o desenvolvimento integral e saudável.

Biografía del autor/a

Kelly Sousa Assunção, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Pedagoga pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas na Inclusão e na Diversidade Cultural.
Alex Eduardo Florindo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduado em Geografia pela Fundação Educacional de Fernandópolis FEF. Graduado em Pedagogia pela Universidade Brasil. Pós-graduado em Gestão Escolar - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. Pós-graduado no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
Gerlany do Nascimento Xavier, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Boa Esperança-FAFIBE. Pós-graduada no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
Lara Vitória de Jesus Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduada em pedagogia pelo centro universitário maurício de nassau UNINASSAU Pós-graduada no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
Franchys Marizethe Nascimento Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Professora, Doutora, efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural, Coordenadora dos Laboratórios de Arte e Ludicidade Na Diversidade Cultural e Laboratório de Cultura Pedagógica/CPAQ/UFMS.
Publicado
2024-12-13