O PAPEL DO AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DO AUTISTA

  • Regina Ribeiro de Paulo OSÓRIO UFMS/CPAQ
  • Vera Lucia GOMES
  • Rita de Fátima SILVA
Palavras-chave: Autismo. Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

A Educação Inclusiva surgiu com o intuito de incluir indivíduos com necessidades especiais em escolas de ensino regular, proporcionando acessibilidade e igualdade de direitos. Tem como princípio básico que todos aprendem a conviver uns com os outros respeitando as diferenças. Para o aluno com Transtorno do Espectro do Autismo -TEA, a inclusão surgiu como uma possibilidade de interação social, respeito e aprendizagem, itens importantes para seu desenvolvimento. No entanto, as barreiras estão no desconhecimento das pessoas sobre o autismo, resultando em dificuldades nas ações e consequentemente em seu aprendizado. Se torna imprescindível um correto diagnóstico e o acompanhamento profissional que atenda suas necessidades, onde o auxiliar pedagógico especializado - APE fará toda a diferença em seu desenvolvimento escolar. Desta forma, por meio de pesquisa bibliográfica, o presente trabalho analisou a importância do auxiliar pedagógico especializado na inclusão do autista. Foram investigadas questões norteadoras sobre o autismo e o auxiliar pedagógico especializado, buscando entender sua importância e sua função no desenvolvimento desse aluno, analisando os desafios e as possibilidades dentro da Educação Inclusiva para sua interação e aprendizagem mais significativa. Percebe-se que o atendimento educacional especializado a esse público vem se tornando cada vez mais adequado, cumprindo a legislação vigente, com uma nova postura, reflexões e propostas diferenciadas, no intuito de uma efetiva inclusão. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, pois muitas escolas não possuem um ambiente realmente inclusivo, em termos de estrutura física, pedagógica, formação dos professores nem a disponibilização do atendimento do auxiliar pedagógico especializado.

Biografia do Autor

Regina Ribeiro de Paulo OSÓRIO, UFMS/CPAQ
Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial: Atendimento educacional especializado, professora da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS. E-MAIL: reginadepaulo@hotmail.com
Vera Lucia GOMES
Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Mestre em Educação, professora da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Aquidauana – MS. E-MAIL: vera.lucia@ufms.br
Rita de Fátima SILVA
Graduada em Pedagogia e Educação Física, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Doutora em Educação Física, professora da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Ponta Porã – MS. E-MAIL: rita_fatima@hotmail.com

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Publicado
2016-12-06