PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM FOCO NA ARTE, NA LÍNGUA E NA CULTURA INDÍGENA TERENA

  • Ana Lúcia Gomes da SILVA UFMS/CPAQ
  • Franchys Marizethe Nascimento SANTANA
  • Isabel Cristina RATUND

Resumen

As reflexões interdisciplinares, com foco na arte, língua e cultura do povo indígena Terena, instigaram esta pesquisa. Trilhamos com o objetivo de compreender as práticas interdisciplinares e interculturais, em uma abordagem sobre as ações transformadoras e envolventes nas parcerias entre UFMS/CPAQ, os alunos indígenas e os acadêmicos norte-americanos. Á medida que a educação diferenciada se desenvolve e repercute sobre as interações no grupo, interessa-nos saber de que maneira os objetos da pesquisa interferem na motivação do aluno na escola, na vida cotidiana e, quais as consequências dessa mediação para valorização da cultura Terena. Procuramos a partir dos princípios da metodologia interventiva reconhecer o universo teórico que respalda a multiplicidade do movimento interdisciplinar. Os resultados revelam que ainda há muito a ser feito, mas as ações desenvolvidas já demonstram um grupo mais expressivo, criativo e sensível entre o todo e as partes na educação e na própria trama da vida.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Gomes da SILVA, UFMS/CPAQ
Professora Doutora, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ: analucia.sc1@hotmail.com
Franchys Marizethe Nascimento SANTANA
SANTANA, Franchys Marizethe Nascimento – doutora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ. E-MAIL: francys.santanan@hotmail.com
Isabel Cristina RATUND
RATUND, Isabel Cristina- mestre, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ: isarat07@gmail.com

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Publicado
2016-12-06