OS INDÍGENAS NA HISTÓRIA DO BRASIL E O OLHAR EUROCÊNTRICO

  • VANESSA ALVES MARGAREJO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
  • ELISANGELA CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO UFMS

Resumen

O presente trabalho apresenta algumas considerações sobre a existência das desigualdades socioculturais da população indígena em relação à população brasileira, propõe-se tratar da invisibilidade desses grupos nativos, no que diz respeito à visão posta pelas instituições escolares, a respeito da distorção do contexto histórico. O objetivo da pesquisa foi perceber o olhar colonizador lançado sobre os povos indígenas e apontar a desconstrução dessa perspectiva, que não constam nos livros didáticos de história. Para o desenvolvimento desta pesquisa qualitativa, foi realizado: levantamento bibliográfico baseado em autores que possuem uma visão crítica do processo de colonização eurocêntrica, tais como: Oliveira e Freire (2006); Bittencourt e Ladeira (2000); Guirau e Silva (2013); Sant’Ana (2004), Castro-Gomes (2005), entre outros autores. Nessa perspectiva percebemos a relevância de elaborarmos estudos sobre autores que estudam e escrevem sobre nossa história, uma vez que é de suma importância saber e repassar para novas gerações nossa história, enfatizando que somo povos com grupos étnicos de várias etnias e costumes diferentes, que fazemos parte do contexto histórico deste país e que somos originários (desta terra), que as vezes nos contos e livros parecemos nos olhares de pessoas não indígenas como seres selvagens que necessitam serem civilizados para poderem viver e pertencer a sociedade.

Biografía del autor/a

VANESSA ALVES MARGAREJO, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
GRADUADA EM PEDAGOGIA/UFMS PROFESSORA NA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - MS
ELISANGELA CASTEDO MARIA DO NASCIMENTO, UFMS
GRADUADA EM BIOLOGIA/UFMS ESPECIALISTA EM GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS/UFMS ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR/UFMS MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS/UFMS DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO/UCDB

Citas

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Publicado
2020-04-03