O MOMENTO HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO ESPECIAL EM PONTA PORÃ E SUA RELAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

  • JOSE PAULO DOS SANTOS ROSAS DE CASTRO Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Helena Ricardo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumen

A educação inclusiva constituiu-se num paradigma educacional sobre a concepção dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como dois valores indissociáveis. Esta educação avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar a história da exclusão dentro e fora da escola. A partir desta perspectiva organizou-se o estudo aqui apresentado. Este organizou-se metodologicamente por meio de pesquisa bibliográfica,num primeiro momento, onde buscou-se elaborar um recorte sobre a história da Educação no Brasil, assim como da Educação Especial e pesquisa documental, num segundo momento, utilizando-se os registros históricos da APAE/ Ponta Porã afim de conhecer os fios da tecelagem deste tecido vivo, objetivando identificar o momento temporal de criação desta instituição neste município. Percebe-se a criação da APAE Ponta Porã responde a necessidade de um grupo de crianças e adolescentes em condição de deficiência, uma vez que é a única na região, atendendo a uma grande área: assentamentos, zonas rurais e urbanas.Enquanto tecido vivo, espelha toda a complexidade das relações humanas envolvendo a problemática da pessoa com necessidades especiais, e ainda, uma lenta e progressiva forma de transformação na maneira de ver e entender o seu público direto.

Biografía del autor/a

JOSE PAULO DOS SANTOS ROSAS DE CASTRO, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduando em Pedagogia pelo CPPP UFMS
Helena Ricardo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em Pedagogia, Professora de escola pública municipal de Ponta Porã, aluna do curso de educação especial UNOPAR.
Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.

Citas

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Publicado
2020-01-20