EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2: PESQUISA EM ESCOLAS DE DOURADOS-MS

  • Clebson Velasque Nogueira Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Josiane Fujisawa Filus de Freitas Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

Resumo

A Educação Física (EF) é uma disciplina que tem como foco principal o conhecimento e a vivência das diversas manifestações da cultura corporal de movimento. Neste sentido, a prática corporal estudada na disciplina pode auxiliar no engajamento em atividades físicas como hábito de vida saudável. Este estudo objetivou avaliar a participação e a percepção dos alunos do Ensino Fundamental II sobre as aulas de Educação Física. Este estudo é de natureza qualitativa do tipo descritiva, participaram desta pesquisa 375 alunos, sendo 85 alunos pertencentes ao 9°ano divididos entre três escolas e 290 alunos pertencentes ao 7°ano divididos entre cinco escolas, todas da rede pública da região de Dourados-MS. Aplicou-se um questionário contendo 14 questões, adaptado do estudo de Darido (2004). Os dados evidenciam que os alunos pesquisados gostam da disciplina de EF, porém a consideram pouco importante quando comparada com as demais. O grupo analisado participa com frequência das aulas, as consideram legais e animadas, no entanto percebe-se que os professores não têm apresentado uma variedade de conteúdos da cultura corporal, limitando ainda os conteúdos da EF ao Esporte. Concluímos que os alunos de Ensino Fundamental II da cidade de Dourados que participaram da pesquisa tem uma opinião positiva sobre a disciplina e participam das aulas, porém, nota-se que essa simpatia tem a ver com a irrelevância que os conteúdos e a disciplina representam, ou seja, eles gostam da Disciplina por ela não ser exigente, se tornando um momento de descontração e lazer na escola. Este contexto traz um alerta sobre a importância da disciplina na escola, destacando o fato da mesma ser um veículo para a promoção da saúde futura de jovens e adultos.
Publicado
2020-06-30