EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA, POLÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CHILDHOOD EDUCATION: HISTORICAL RECORDS
Resumo
O presente estudo é oriundo de uma tese de Doutorado, defendida em 2015, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como finalidade analisar a trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, bem como o atendimento à criança, e discutir os avanços e retrocessos dessa modalidade educacional, com ênfase nas políticas educacionais, especialmente da formação dos professores que atuam neste campo. Compreende-se que investigar o passado, proporciona ao pesquisador um olhar crítico e analítico com relação aos desafios que se coloca na sociedade contemporânea, com implicações à educação da criança. A investigação propôs uma busca dos principais registros históricos da Educação Infantil, trazendo discussões da atualidade, cujo cenário apresenta uma realidade complexa e desafiadora, no contexto das políticas e da carga de responsabilidade dos professores atuantes nessa área, sujeitos da pesquisa. Tais inquietações nortearam o percurso investigativo, desenvolvido na perspectiva de um estudo bibliográfico, com consultas e leituras relacionadas ao tema. É importante destacar que por meio dos estudos foi possível perceber que as escolas infantis no Brasil sofreram, ao longo dos anos, diferentes mudanças em suas funções, as quais passaram pelo assistencialismo até a função educativa. As questões conclusivas da pesquisa apontam que, do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando esta reconheceu a criança como cidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento. As políticas educacionais para a infância tem implementado avanços na área, mas que ainda carecem de mais investimentos na formação do professor.
Publicado
2020-12-30
Seção
ARTIGOS
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