ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO DO PROFESSOR MEDIANTE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PROINFO

  • Vera Cristina Almeida Puttini Mendes UFMS

Resumo

Este estudo versa sobre a organização do trabalho didático do professor pré-escolar da Rede Municipal de Educação (REME) de Aquidauana/MS, em virtude da implantação, em 2008, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). Tratamos da organização do trabalho didático como a relação educador e educando, mediada por conteúdos e tecnologias e estabelecida num espaço físico determinado. Refere-se à uma pesquisa qualitativa e bibliográfica organizada em três partes abordando a temática levantada e fazendo uma análise sobre a relação existente entre a organização do trabalho didático, a pré-escola e o Proinfo, sendo que para a coleta de dados utilizou-se a apreciação dos documentos relacionados ao Programa e à legislação correspondente. Pôde-se perceber que o Proinfo inseriu o computador nas escolas públicas com a finalidade de disseminar o uso pedagógico das tecnologias, porém no tocante às escolas da REME de Aquidauana/MS e a formação desses professores não houve uma continuidade neste processo, fato que remete a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre formação continuada para este fim, que favoreça o professor no cotidiano escolar. Foi possível identificar que muitos foram os avanços previstos na legislação em defesa da inserção do computador na educação, porém, em relação à Educação Infantil, nada de concreto ainda foi feito sobre esse assunto.

Biografia do Autor

Vera Cristina Almeida Puttini Mendes, UFMS

Formada em Ciência da Computação

Pedagoga

mestre em educação

Doutoranda em educação 

Publicado
2021-01-03