O PAPEL DO DOCENTE NO DIRECIONAMENTOS DE ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES E DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM
Resumo
Observa-se que dificuldades e distúrbios de aprendizagem são fatores que se encontram presentes em quase todas as salas de aula, sendo que geralmente verificados frequentemente nos primeiros anos do ensino fundamental, onde o professor passa a perceber as dificuldades e desse modo dar início a um processo de adequação em conjunto com a coordenação pedagógica e demais profissionais quando for necessário. Diante desse contexto, o presente artigo visa abordar as dificuldades e distúrbios de aprendizagem comuns em salas de aula, com foco na análise de suas causas, diagnósticos e formas de tratamento, destacando o papel dos docentes no apoio aos alunos afetados, objetivando a compreensão da atuação do docente mediante tais situações. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com pesquisa qualitativa de autores dos últimos 15 anos, o que fornece uma base teórica sólida para a discussão. Os resultados indicaram que essas dificuldades são frequentemente evidentes nos anos iniciais do ensino fundamental e podem impactar significativamente o desempenho acadêmico dos alunos. O estudo enfatiza a importância da identificação precoce dessas dificuldades e da intervenção adequada, bem como a necessidade de uma abordagem multidisciplinar que envolva a colaboração entre professores, psicopedagogos e psicólogos. Ao termino considera-se que o papel do educador é crucial na mediação do processo de aprendizagem, sendo fundamental adaptar práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas de cada aluno. A educação inclusiva é vista como um desafio contemporâneo, e somente através de um trabalho colaborativo e da formação continuada dos educadores será possível garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.
Publicado
2024-12-13
Seção
ARTIGOS
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