ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UMA ANÁLISE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Gabriel Silveira Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Mônica Cella Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumen

Este trabalho discute a alfabetização e o letramento, numa relação indissociada, considerando, especialmente, os contextos de atuação com estudantes com deficiência intelectual (DI) no ciclo final do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca investigar, em pesquisas acadêmicas produzidas em Programas de Pós-graduação, entre os anos de 2014 e 2024, como se concebe e percebe a atuação com estudantes com DI no que tange a períodos formativos posteriores ao ciclo de alfabetização das crianças, em idade considerada própria, e no contexto da EJA. Tem-se por objetivo, então, analisar em que medida se apresentam os estudos envolvendo a alfabetização e o letramento em associação a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e na modalidade EJA, especialmente no que concerne ao trabalho com estudantes com deficiência intelectual. Justifica-se pelo reconhecimento das especificidades que constituem a atuação com o público de pessoas jovens e adultas e também pela observância de que a maioria dos processos formativos no âmbito da alfabetização e do letramento associado a este processo são direcionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental e, quando transcorrido este período, a organização dos anos finais, com as disciplinas específicas, pode incorrer em dificuldades de atender as demandas ainda presentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, a qual mobiliza como base para a coleta de dados, um levantamento bibliográfico associado a Programas de Pós-graduação, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diante da pesquisa, observou-se uma grande carência de estudos direcionados sobre a alfabetização e o letramento de estudantes com deficiência intelectual nos anos finais do Ensino Fundamental e, ainda que encontrados com maior presença quando em se tratando da EJA, percebe-se o delinear de um contexto que requer investimento em produções, como também, pelos resultados evidenciados, em formação continuada docente para a educação inclusiva e no que se trata da compreensão à importância dos estudos de alfabetização e letramento ao longo das trajetórias escolares.

Biografía del autor/a

Gabriel Silveira Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Licenciado em Letras e Pedagogia. Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório.
Mônica Cella, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do município de Porto Alegre/RS.
Franchys Marizethe Nascimento Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação (UFMS). Professora Titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Coordenadora do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectivas da inclusão na diversidade cultural.
Publicado
2024-12-13