ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
UMA ANÁLISE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
Este trabalho discute a alfabetização e o letramento, numa relação indissociada, considerando, especialmente, os contextos de atuação com estudantes com deficiência intelectual (DI) no ciclo final do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca investigar, em pesquisas acadêmicas produzidas em Programas de Pós-graduação, entre os anos de 2014 e 2024, como se concebe e percebe a atuação com estudantes com DI no que tange a períodos formativos posteriores ao ciclo de alfabetização das crianças, em idade considerada própria, e no contexto da EJA. Tem-se por objetivo, então, analisar em que medida se apresentam os estudos envolvendo a alfabetização e o letramento em associação a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e na modalidade EJA, especialmente no que concerne ao trabalho com estudantes com deficiência intelectual. Justifica-se pelo reconhecimento das especificidades que constituem a atuação com o público de pessoas jovens e adultas e também pela observância de que a maioria dos processos formativos no âmbito da alfabetização e do letramento associado a este processo são direcionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental e, quando transcorrido este período, a organização dos anos finais, com as disciplinas específicas, pode incorrer em dificuldades de atender as demandas ainda presentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, em caráter exploratório e descritivo, a qual mobiliza como base para a coleta de dados, um levantamento bibliográfico associado a Programas de Pós-graduação, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Diante da pesquisa, observou-se uma grande carência de estudos direcionados sobre a alfabetização e o letramento de estudantes com deficiência intelectual nos anos finais do Ensino Fundamental e, ainda que encontrados com maior presença quando em se tratando da EJA, percebe-se o delinear de um contexto que requer investimento em produções, como também, pelos resultados evidenciados, em formação continuada docente para a educação inclusiva e no que se trata da compreensão à importância dos estudos de alfabetização e letramento ao longo das trajetórias escolares.
Publicado
2024-12-13
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.