ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL NA EJA: ESTIMULAÇÃO A CRITICIDADE PARA ANÁLISE DO DISCURSO DE ÓDIO E FAKE NEWS

  • Sara Regina Campelo Dias dos Santos UFMS
  • David Arenas Carmona Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho aborda a importância da integração da alfabetização digital e midiática no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o desenvolvimento de cidadãos digitais críticos. O problema de pesquisa se refere à necessidade de capacitar os alunos da EJA para o uso responsável das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), enfrentando a proliferação de fake news e discursos de ódio nas plataformas digitais. Os objetivos deste estudo são analisar como a inclusão das TICs na EJA pode promover a cidadania digital e o letramento crítico, além de identificar os principais desafios e avanços nesse processo. A metodologia utilizada é qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema e análise de documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para EJA e propostas do Ministério da Educação (MEC). Os principais resultados indicam que, apesar dos avanços no campo jurídico e educacional, persistem desafios relacionados à infraestrutura das escolas, à formação dos educadores e ao acesso desigual às tecnologias. Conclui-se que a EJA, ao integrar a alfabetização digital, não só oferece uma educação formal para adultos, mas também desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade digital, sendo fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

Biografia do Autor

David Arenas Carmona, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor e Orientador do Programa de Especialização Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ). Licenciado em Pedagogia, Especialista em Docência para o Ensino Superior. Mestre em Geogafia pela UFMS, Doutorando em Educação pela FAED/UFMS.
Publicado
2024-12-13