A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

  • Mayara Ferreira Alves Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Resumen

Os avanços nas diferentes áreas de conhecimento têm contribuído para a descoberta precoce de diversas necessidades que, outrora, só eram diagnosticadas de forma tardia. Não é raro ouvirmos comentários de que há muitas pessoas com necessidades especiais nesta Era, como se esse fosse um problema da Contemporaneidade. No entanto, esses índices têm demonstrado não que mais pessoas tenham nascido nessas condições, mas que a Ciência tem sido mais eficiente e mais sensível a essas questões. Diante disso, um dos grandes problemas a ser enfrentado é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar, haja vista que ainda sofremos com o despreparo de profissionais e a falta de organização estrutural para lidar com essa demanda. Tendo em vista a complexidade dessa discussão, neste trabalho, propomo-nos a refletir acerca da formação docente para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando a necessidade de uma preparação contínua, bem como apontando os desafios recentes. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica, na qual buscamos respaldo de autores como: Rosalen e Bortolozzi (2010), Chaves e Nunes (2013), Radetski, Mantelli e Gräff (2023), Mascaro; Estef (2023) etc. A partir das discussões, concluímos que ainda há um longo percurso a ser trilhado para que os docentes estejam preparados para garantir um atendimento especializado de qualidade, questão esta que deve ser enfocada nas formações iniciais e continuadas. Palavras-chave: Formação docente. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão social.

Biografía del autor/a

Mayara Ferreira Alves , Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Mestra em Educação, pelo PPGE-UFAL (2023). Especialista em Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2018). Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Campus Arapiraca (2016). Atua na educação infantil como professora efetiva do Município de Água Branca/AL e na 11ª Gerência Especial de Educação/GEE, como técnica no setor Gestão de Sistema e como Formadora Regional - Criança Alfabetizada/RENALFA.
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2024-12-13