A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumen
Os avanços nas diferentes áreas de conhecimento têm contribuído para a descoberta precoce de diversas necessidades que, outrora, só eram diagnosticadas de forma tardia. Não é raro ouvirmos comentários de que há muitas pessoas com necessidades especiais nesta Era, como se esse fosse um problema da Contemporaneidade. No entanto, esses índices têm demonstrado não que mais pessoas tenham nascido nessas condições, mas que a Ciência tem sido mais eficiente e mais sensível a essas questões. Diante disso, um dos grandes problemas a ser enfrentado é a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar, haja vista que ainda sofremos com o despreparo de profissionais e a falta de organização estrutural para lidar com essa demanda. Tendo em vista a complexidade dessa discussão, neste trabalho, propomo-nos a refletir acerca da formação docente para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando a necessidade de uma preparação contínua, bem como apontando os desafios recentes. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica, na qual buscamos respaldo de autores como: Rosalen e Bortolozzi (2010), Chaves e Nunes (2013), Radetski, Mantelli e Gräff (2023), Mascaro; Estef (2023) etc. A partir das discussões, concluímos que ainda há um longo percurso a ser trilhado para que os docentes estejam preparados para garantir um atendimento especializado de qualidade, questão esta que deve ser enfocada nas formações iniciais e continuadas. Palavras-chave: Formação docente. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão social.
Publicado
2024-12-13
Sección
ARTIGOS
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