DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA EDUCAÇÃO RURAL NO MATO GROSSO DO SUL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS MULTISSERIADAS

  • Rosalina Fonseca da Silva Viana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Janaina Nogueira Maia Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana/MSUFMS/CPAQ

Resumen

Este texto, apresenta um relato de experiência sobre educação rural no Mato Grosso do Sul, destacando desafios e estratégias pedagógicas em escolas multisseriadas. A autora, Rosalina Viana, relata sua vivência como professora em fazendas, onde superou limitações estruturais e sociais, integrando saberes locais ao ensino. A narrativa aborda projetos como Onçafari, Arara Azul e MS Alfabetiza, que fortalecem o aprendizado e a conscientização ambiental. O texto reforça o papel transformador da educação rural e a importância de políticas públicas contextualizadas para promover inclusão e inovação educacional. Assim, trabalhar na zona rural exige planejamento, dedicação e flexibilidade para lidar com limitações e, é uma experiência gratificante, que reforça a dedicação pela educação e, a certeza da escolha a profissão. Ser grata, contribui para o crescimento, conhecimento e, experiência ao longo dessa trajetória.

Biografía del autor/a

Janaina Nogueira Maia Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana/MSUFMS/CPAQ
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB) 2020 - Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança/Sociologia da Infância - Universidade do Minho em Braga/Portugal - 2018/2019. Atualmente é Professora Efetiva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ, Pesquisadora do GEPDI (Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância - UCDB) e atua principalmente nos seguintes temas: Criança, Infância, Culturas Infantis, Sociologia da Infância, Cultura e Formação de Professores/as.
Publicado
2025-01-03