AUTISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO DE UMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA

  • Josiane Fujisawa Filus FREITAS Universidade Federal da Grande Dourados
  • Patricia GONZALES Universidade Federal da Grande Dourados
  • Annye Picoli SOUZA Professora da Faculdade de Educação da UFGD
Palavras-chave: Autismo, Educação Física, Prática Docente, Educação Especial.

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi analisar o desenvolvimento de crianças autistas nas aulas de Educação Física do projeto da associação dos Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD). Trata-se de uma pesquisa do tipo documental por meio de análise de relatórios do primeiro e segundo semestre do ano de 2016, considerando os seguintes aspectos: Interação social; Coordenação motora; Autonomia; e o aspecto de Comando de voz. Participaram 26 crianças e adolescentes da referida associação. Foi observada a mudança e melhora de comportamento social e cognitivo dos indivíduos nas aulas de Educação Física, desenvolvendo habilidades como coordenação motora fina e grossa, equilíbrio, lateralidade e noção de espaço, concentração e força. Verificou-se que os aspectos de interação social e coordenação motora foram os que mais apresentaram melhora em seus resultados de um semestre para o outro. Conclui-se que a prática de atividade física melhora a interação social, a comunicação verbal e não verbal e a coordenação motora entre outros aspectos das crianças autistas, de forma lúdica e fora dos consultórios terapêuticos.

Biografia do Autor

Josiane Fujisawa Filus FREITAS, Universidade Federal da Grande Dourados
Professora da Faculdade de Educação da UFGD
Patricia GONZALES, Universidade Federal da Grande Dourados
Acadêmica do curso de Educação Física

Referências

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Publicado
2017-12-04