O BILINGUISMO DOS SURDOS E O TRANSITAR NAS TEORIAS DO CONHECIMENTO

Resumo

O presente artigo é resultado da disciplina “Teorias do Conhecimento” desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB na Linha 3: Diversidade Cultural e Educação Indígena. Com o objetivo visualizar o conceito geral do bilinguismo fazendo uma ponte para o bilinguismo do surdo, no primeiro momento será realizado um breve percurso histórico das “filosofias educacionais” ou políticas educacionais em que a educação de surdos passou no decorrer dos tempos até ao surgimento da atual política educacional para os surdos brasileiros. Abordaremos também o conceito de escolas bilíngues para surdos seu objetivo e sua proposta, para tanto, analisaremos o Bilinguismo do Surdo no segundo momento numa ótica polifórmica pelas teorias do conhecimento estudadas na disciplina. A abordagem desta pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando documentação indireta através de embasamento teórico: bibliografias e documentos. Discorreremos este trabalho dialogando com algumas referências bibliográficas que abordam sobre estudos e a educação de surdos e afins, como Quadros (2004), Perlin (2007), Gesser (2009), Lopes (2012), entre outros.

Biografia do Autor

Bruno Roberto Nantes Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Docente do departamento de Letras , atuante como professor de Língua Brasileira de Sinaispela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Aquidauana.
Publicado
2020-06-30