ANÁLISES INTERDISCIPLINARES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: CONTIBUIÇÕES DA LUDICIDADE E DA ARTE NO PROCESSO APRENDER&ENSINAR
Resumo
O presente estudo discute a educação sob a ótica interdisciplinar e avalia o que significa ensinar e aprender pelo viés da arte e da ludicidade, como movimento presente nas dimensões da epistemologia e da pedagogia. Discutem-se aspectos desse movimento até a contemporaneidade e suas implicações para então refletir as orientações teóricas tema “A Arte e a Ludicidade como Linguagem Expressiva e Criativa na Alfabetização Visual da Cultura Regional” no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/Pedagogia/UFMS/Campus de Aquidauana. A argumentação apresentada no texto busca destacar, de maneira interdisciplinar, os conhecimentos das diferentes áreas, frente ao desafio de mediar o processo de alfabetização. As articulações interdisciplinares durante os jogos, brincadeiras e atividades plásticas sinalizam o caminho das ações pibidianas e, nesta direção os jogos e as brincadeiras são instrumentos pedagógicos indispensáveis e determinantes para os encaminhamentos do nosso plano de trabalho no que tange a linguagem escrita e linguagem falada, seus usos e funções na cultura. Tratamos de um processo de aprendizagem, no qual somos sujeitos aprendizes de como ensinar e, como agentes nesta experiência, elaboramos formas conjuntas de convivência e participação com autonomia para fazer arte, brincar e construir conhecimentos. Os encaminhamentos, até o presente momento, tem nos provocado a sensação de ter dado passos longos, porém, é preciso olhar mais longe quando se propõe utilizar o lúdico e a arte como recurso interdisciplinar de ensino e aprendizagem.
Publicado
2020-01-20
Seção
ARTIGOS
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