"Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young

  • Christiane Caetano Martins Fernandes
  • Fabiany de Cássia Tavares Silva

Resumo

Este artigo sintetiza as contribuições apresentadas pelos estudos curriculares críticos à diversidade temática, teórica, metodológica e política, que retrata o campo dos estudos curriculares na atualidade. Para tanto, estabelece diálogos com o que chamamos de “marxismos”, apreendidos a partir dos diferentes tratamentos dados à estrutura e à superestrutura, de acordo com as leituras/produções de Apple e, particularmente, de Young. Essas leituras/produções contribuem para os debates em torno do processo de seleção e de distribuição dos conhecimentos curriculares no espaço escolar, ainda, alimentados pela tese da formação contra hegemônica, mesmo que problematizada por diferentes opções sociológicas, filosóficas e políticas, sobre “o quê”, “como deve” e “quem deve” decidir sobre as questões dos conteúdos dos processos de escolarização.

Publicado
2022-09-19
Como Citar
Martins Fernandes, C. C., & Tavares Silva, F. de C. (2022). "Marxismos" de Marx e Gramsci em Diálogos com os estudos curriculares críticos de Apple e Young. Revista GESTO-Debate, 4(01-09). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17096
Seção
Artigos