O Espaço Lúdico na Educação Infantil: Explorando a Teoria na Prática

  • Ana Paula da Silva Pires
  • Ana Maria Esteves Bortolanza

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, a partir do olhar de uma professora, o espaço lúdico na Educação Infantil e as relações estabelecidas com as atividades desenvolvidas com uma turma de crianças de 5 anos. É uma pesquisa qualitativa (2019-2020), de caráter exploratório, cujo instrumento são duas narrativas escritas pela professora.Os resultados apontam para certo distanciamento entre os fundamentos teóricos sobre a organização do espaço lúdico para a realização de atividades com as crianças, embora em alguns momentos a atividade lúdica se faça presente nas narrativas da professora.Conclui-se que a organização de espaço lúdico requer um olhar atento para as atividades desenvolvidas, materiais utilizados, brinquedos e objetos substitutivos. Isso implica a organização do espaço lúdico voltado para atividades desenvolventes, alicerçadas em concepções teórico-metodológicas do(a) professor(a).

Publicado
2022-09-19
Como Citar
da Silva Pires, A. P., & Esteves Bortolanza, A. M. (2022). O Espaço Lúdico na Educação Infantil: Explorando a Teoria na Prática. Revista GESTO-Debate, 4(01-09). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17102
Seção
Artigos