Educação Escolar: Uma Análise a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica

  • Tania Aparecida de Paula Servim

Resumo

Este artigo promove reflexões acerca da educação escolar pela perspectiva da pedagogia histórico-crítica por meio do estudo das obras de Saviani (2008, 2011, 2012), Marsíglia e Martins (2018) e Rossi e Rossi (2020), onde de início apontamos a relação entre trabalho e educação, significativos à compreensão da teoria. Em seguida, desenvolvemos a análise da educação por meio de sua origem e sua especificidade escolar no seio da sociedade capitalista apontando suas contradições. E finalmente, formulamos alguns apontamentos dos desafios enfrentados pelos professores diante do processo de precarização do trabalho docente. Concluímos que o objetivo da educação escolar nesta sociedade não atende aos reais interesses do desenvolvimento humano, exigindo de nós, postura teórica crítica que vise ao aprofundamento dos estudos e contribua com a articulação de ações que se objetivem em uma educação a partir das autênticas necessidades de emancipação humana.

Publicado
2022-09-19
Como Citar
de Paula Servim, T. A. (2022). Educação Escolar: Uma Análise a partir das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista GESTO-Debate, 4(01-09). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17107
Seção
Artigos