Formação Pós-Graduada para a Educação do Campo e a construção da Consciência Crítica do Professor

  • Fabiana Lúcia Barbosa Damascena
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

Resumo

Visto a importância da função social do professor como potencializador da educação e seu papel humanizador na escola, há que se pensar sua formação pós-graduada no âmbito da educação do campo e prepará-lo numa perspectiva crítica. Essa formação instrumentalizará o professor para lidar com as especificidades culturais do campo e, ao mesmo tempo, para socializar conhecimentos humano-genéricos essenciais para a construção da consciência crítica dos seus alunos para além da sua conscientização sobre a sua condição de vida no campo. Criar condições para a formação da consciência crítica dos alunos é formá-los para compreenderem a totalidade social e seu papel na transformação da sociedade. Neste trabalho de pesquisa visamos o acompanhamento do curso de pós- graduação lato senso intitulado de “Educação, Trabalho e Saúde Ambiental: Análise crítica do território do agrohidronegócio no pontal do Paranapanema” e discutimos o processo de construção da consciência crítica dos sujeitos participantes (professores de escolas do campo) para identificarmos os desdobramentos dessa formação na concepção de educação e nas práticas pedagógicas realizadas nas escolas em que atuam no Pontal do Paranapanema/SP.

Publicado
2022-09-19
Como Citar
Fabiana Lúcia Barbosa Damascena, & Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho. (2022). Formação Pós-Graduada para a Educação do Campo e a construção da Consciência Crítica do Professor. Revista GESTO-Debate, 21(01-12). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17110