A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual

  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

Resumo

O texto oferece contribuições teórico-filosóficas para repensarmos a escola atual e as possibilidades de sua transformação em escola-comunidade. Para discutirmos o conceito de comunidade assumimos as reflexões de Agnes Heller e da Psicologia social-comunitária brasileira. Sobre as possibilidades de construção de uma escola-comunidade a partir da escola atual, enfatizamos o papel dos gestores e professores nesse processo ao engendrarem um movimento social educativo que nasce no interior da própria escola. Tomamos também as contribuições da Pedagogia histórico-crítica e Teoria histórico-cultural para discutirmos a educação escolar no interior da escola-comunidade e seu papel na construção do pensamento e consciência crítica dos sujeitos singulares que atuam e participam da escola e, simultaneamente, para pensarmos a superação da sociedade capitalista e construção de uma nova sociabilidade em direção ao socialismo.

Publicado
2022-09-20
Como Citar
Tuim Viotto Filho, I. A. (2022). A Escola numa Perspectiva de Comunidade: Reflexões Teórico-Metodológicas para a Transformação da Escola Atual. Revista GESTO-Debate, 21(01-12). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17142