O Conceito de Atividade de Estudo na Perspectiva de Elkonin e Davidov: Contribuições que Potencializam e criam condições para o Desenvolvimento dos Alunos

Autores

  • Alessandra Tatiane Galvão Chiaretti
  • Valéria Fernanda Silveira Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17161

Resumo

Este artigo, por meio de um estudo bibliográfico, teve como objetivo relacionar a Teoria Histórico-Cultural e o processo de ensino aprendizagem, tendo como base a Atividade de Estudo. Para tanto, mobilizaram-se reflexões com base em pensadores e teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade, tais como Vigotski, Elkonin e Davidov. Além disso, o conceito de Atividade de estudo como ponto de partida para a compreensão e para internalização da teoria, visto que tem o papel imprescindível no processo educativo. Considera-se pertinente debruçar-se sobre o assunto visto que, como profissionais da área da educação é importante viabilizar e proporcionar uma aprendizagem significativa por meio da educação. Essa discussão evidenciou que, para os autores, o desenvolvimento do psiquismo não se guia pela idade cronológica e a atividade social da criança tem uma relação concreta com o mundo, pois, por meio dela, são gerados novos processos psíquicos, ou seja, novas necessidades são provocadas pelo movimento da vida.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

ALESSANDRA TATIANE GALVÃO CHIARETTI; VALÉRIA FERNANDA SILVEIRA FERREIRA. O Conceito de Atividade de Estudo na Perspectiva de Elkonin e Davidov: Contribuições que Potencializam e criam condições para o Desenvolvimento dos Alunos. Revista GESTO-Debate, [S. l.], v. 22, n. 01-31, 2022. DOI: 10.55028/gd.v6i01-24.17161. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17161. Acesso em: 31 jan. 2026.