Política Educacional e Formação de Professores: Uma Abordagem Histórico-Crítica

  • Rafael Rossi
Palavras-chave: Política Educacional

Resumo

O presente artigo é instrumento por meio do qual abordamos os fundamentos da política educacional e da formação de professores a partir das contribuições da ontologia lukácsiana e da pedagogia histórico-crítica. Compreendemos que o currículo e a formação de professores são complexos sociais que se relacionam com outras totalidades. No âmbito da sociedade capitalista contemporânea não há como apartar a reflexão sobre tais complexos sociais das lutas que se exercem entre as classes dominantes e a classe trabalhadora. Demonstramos a importância de uma análise histórica e crítica da educação em articulação com o trabalho enquanto única categoria o ser social; bem como a identificação dos conhecimentos clássicos que são indispensáveis para os currículos em suas mediações com a formação de professores rumo ao desvelamento cada vez mais objetivo do real. A defesa da integridade humana em toda a sua plenitude é uma empreitada que, no campo das pesquisas sobre currículo e formação de professores, muito pode se ampliar e enriquecer com a ontologia lukácsiana e a pedagogia histórico-crítica.

Publicado
2022-09-20
Como Citar
Rossi, R. (2022). Política Educacional e Formação de Professores: Uma Abordagem Histórico-Crítica. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17177