Formação de Professores: Qual Escola estamos ajudando a Construir?
Resumo
O presente trabalho é fruto de nossa pesquisa a nível de doutorado que realizamos no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFMS em Campo Grande/MS e tem como objetivo apresentar parte de nossa investigação no que tange os vínculos que se estabelecem entre educação e ideologia no âmbito da formação de professores. O método é a ontologia marxiana e lukácsiana e a teoria educacional e pedagógica que trabalhamos é a Pedagogia Histórico-Crítica – PHC. Trazemos para o debate a resolução CNE/CP n. 02 de 20 de dezembro de 2019, que institui a BNC-Formação Inicial, no sentido de apreender a concepção de educação, de formação e os rudimentos ideológicos presentes neste documento. Para tanto, realizamos a metodologia estado do conhecimento e expomos nossos resultados, além da leitura imanente que possibilitou explicitar fundamentos das categorias aqui em debate. Entendemos que pesquisar a concepção de educação é uma empreitada importante em ser realizada em defesa da formação de professores e da educação escolar preocupada com a defesa da integridade humana.