Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

  • Rafaela de Souza Schimidt
  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter

Resumo

O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que se enquadra em um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR), Grupo de Trabalho Norte Pioneiro (GT HISTEDNOPR). O objetivo da pesquisa foi investigar as possíveis contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica em práticas docentes para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se como metodologia a revisão integrativa. A partir dos resultados, foi possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica pode contribuir para as práticas pedagógicas realizadas com alunos dos Anos Iniciais pois permite que estas se envolvam mais em seu processo de construção do conhecimento a partir das atividades desenvolvidas e que, além disso, se apropriam da cultura de uma forma crítica, apontando para a PHC como uma teoria essencial no que diz respeito à superação da sociedade capitalista de classes.

Publicado
2022-09-20
Como Citar
Rafaela de Souza Schimidt, & Vanessa Campos Mariano Ruckstadter. (2022). Práticas Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Revisão Integrativa a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17183