Emancipação Política como base para a Emancipação Humana: Possibilidades da Educação Escolar

  • Karlliny Martins da Silva

Resumo

Os debates sobre a educação escolar apontam para duas perspectivas: uma, de supervalorização do ensino formal, em que estudar seria a garantia de ter sucesso na vida, melhorar as condições financeiras, etc; outra, de menosprezo, onde a escola é a reprodutora do sistema de exploração. Neste artigo, baseados na Pedagogia Histórico-Crítica, resgatamos a origem histórica da escola a fim de analisarmos os aspectos contraditórios que enfrenta na atual forma de sociabilidade. Por conseguinte, discorremos sobre a emancipação política e emancipação humana, e discutimos sobre a dimensão humanamente emancipatória da educação escolar. Entendemos que a educação escolar não tem o poder de emancipar humanamente seus sujeitos, assim como não é um ambiente fadado ao fracasso; ela se conecta à emancipação mediadamente pelo ensino dos conteúdos artísticos, científicos e filosóficos.

Publicado
2022-09-20
Como Citar
Karlliny Martins da Silva. (2022). Emancipação Política como base para a Emancipação Humana: Possibilidades da Educação Escolar. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17188