A Formação Inicial de Professores do Ensino Médio em Portugal: Um caso dos Professores de Economia e Contabilidade

  • Emanuel Vasconcelos
  • Belmiro Gil Cabrito

Resumo

Em Portugal, a formação inicial de professores tem seguido diversos modelos de formação sendo que desde sempre, tem tido uma importância fundamental na educação, traçando um caminho uniformizante, na classe docente, no que diz respeito à revelação das metodologias e estratégias em ensino. Esse caminho formativo fornece ao professor um vasto leque de ferramentas pedagógicas que enriquecerão as suas competências educativas e que, inclusivamente, poderá contribuir para desenvolver o gosto em ensinar e, especialmente, o de aprender de um modo contínuo ao longo da sua vida profissional. Neste sentido, o presente artigo descreve o modelo atual de formação inicial de professores do ensino médio (secundário) em Portugal através do retrato de um caso pessoal de aprendizagem na docência tendo por objetivo geral, apresentar uma contribuição para o desenho da formação incial de professores, do Ensino Médio, no país. Para tal, será exposto um percurso formativo realizado através da frequência no curso de Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

Publicado
2022-09-20
Como Citar
Emanuel Vasconcelos, & Belmiro Gil Cabrito. (2022). A Formação Inicial de Professores do Ensino Médio em Portugal: Um caso dos Professores de Economia e Contabilidade. Revista GESTO-Debate, 6(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17191