ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM PANORAMA DA ÁREA

Palavras-chave: Educação especial, Alatas habilidades, superdotação, inclusão escolar

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi investigar sobre o acompanhamento/permanência de estudantes com altas habilidades/superdotação na Educação Superior brasileira, apresentando um panorama das pesquisas na área. Ressalta-se que não é sublinhado o aspecto utilitarista do estudo da superdotação, a originalidade está em propor cuidado e atenção para esses sujeitos, que são parte do público alvo da educação especial. Para alcançar o objetivo, nos valemos da pesquisa de delineamento bibliográfica, de cunho exploratória e com análise qualitativa. Os resultados apontam que as universidades brasileiras não possuem instrumentos e métodos para identificação/compreensão de sujeitos superdotados ou com altas habilidades, de capacitação de profissionais e de programas que proporcionem atenção educacional adequada e isso tem gerado, a falta de motivação, problemas emocionais, abandono do curso ou baixo aproveitamento desses estudantes. 

Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, UFABC

Profa. Dra. na Universidade Federal do ABC na Pós-graduação em Engenharia e Gestão da Inovação.

Profa. Dra. na Fundação Santo André.

LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA, UFABC

Professor Doutor na Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo, Brasil.  Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Membro do  GPEEI - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC.

Publicado
2022-10-06
Como Citar
Pasian, M. S., & DA ROCHA, L. R. M. (2022). ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM PANORAMA DA ÁREA. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17208