APROPRIAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM PESQUISAS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O estudo é o recorte de uma pesquisa de mestrado e objetiva analisar as apropriações da Teoria Histórico-Cultural (THC) e Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em investigações que problematizam o ensino-aprendizagem de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Empregou-se a pesquisa bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento. Foram analisadas 15 dissertações defendidas entre 2006 e 2019. Os resultados indicam que os trabalhos se apropriam da THC e PHC sem considerar a radicalidade epistemológica de suas formulações e mesclam seus conceitos com outras duas perspectivas – freiriana e cognitivista – de natureza filosófica distinta. O estudo indica para o campo da Educação em Ciências a necessidade de pesquisas fundamentadas nas teorias em tela, comprometidas com a tarefa histórica de transformação da realidade a partir do Materialismo Histórico-Dialético.