CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA

UM MAPEAMENTO DE PUBLICAÇÕES QUE DISCUTEM A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A FORMAÇÃO TÉCNICA

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Eletrotécnica, Matemática, Mapeamento

Resumo

O presente estudo objetiva compreender as relações/aproximações entre o ensino da componente curricular Matemática e as componentes curriculares da formação técnica, do curso integrado em Eletrotécnica. Utiliza-se da metodologia do mapeamento (BIEMBENGUT, 2008) para compor um cenário atualizado de pesquisas sobre a temática. Faz-se uso do Portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo selecionadas sete dissertações publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Emergiram duas categorias: “Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino técnico profissionalizante” e “A integração dos saberes da Matemática e dos conceitos técnicos: um olhar sobre a estrutura curricular”. Conclui-se, como desafio principal, a prática da integração entre disciplinas da formação geral (propedêuticas) e da formação específica (área técnica), que caracteriza a modalidade de ensino investigada.

Biografia do Autor

Thaigor D'Armas Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS. Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI João Simplício, Rio Grande/RS.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Engenharia de Produção – UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Matemática Aplicada – UFRGS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
2023-02-07
Como Citar
D’Armas Neves, T., Scheer dos Santos, L., Corrêa Pereira, E., & Costa Machado, C. (2023). CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17753