FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÕES FAVORÁVEIS À UTILIZAÇÃO DE TICs NA UTFPR EM 2020

  • Anilton Oliveira da Silva Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Queli Ghilardi Cancian UNIOESTE
  • Vilmar Malacarne Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE
Palavras-chave: Formação continuada, Capacitação docente, Ensino remoto

Resumo

O relatório de autoavaliação institucional da UTFPR, referente ao ano de 2020, considerando a Pandemia e o estabelecimento do ensino remoto, trouxe, dentre outras informações, o resultado da consulta a todos os campi sobre a ocorrência de ações que favoreceram a utilização de TICs.  Neste sentido, com auxílio do software Atlas.ti, versão 2022 e subsidiados pela metodologia Análise Textual Discursiva, codificamos e analisamos as respostas dos campi. A pesquisa identificou que houve várias ações isoladas de capacitação, mas, considerando a expectativa da instituição para a continuidade de uso de TICs após o retorno presencial, existe a necessidade do estabelecimento de uma política de capacitação docente para uso das TICs e investimento em infraestrutura.

Biografia do Autor

Anilton Oliveira da Silva, Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - Área de Concentração: Educação, Linha de esquisa: Formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Reitoria e atua como Técnico em Assuntos Educacionais, na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Toledo-PR.

Publicado
2023-05-04
Como Citar
Oliveira da Silva, A., Cancian, Q. G. C., & Malacarne, V. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÕES FAVORÁVEIS À UTILIZAÇÃO DE TICs NA UTFPR EM 2020. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17773