AUTOGESTÃO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA NOS BACHILLERATOS POPULARES ARGENTINOS

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) http://orcid.org/0000-0002-3000-2280
Palavras-chave: Bachilleratos Populares, Autogestão, Formação, Educação continuada

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se analisar a autogestão, a formação e a educação continuada em escolas públicas e autônomas argentinas denominadas bachilleratos populares. Os bachilleratos populares referenciados na análise são geridos por militantes do Movimento Evita e atendem jovens e adultos da camada pobre da população argentina. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Os principais resultados da pesquisa indicam um processo de amadurecimento dos mecanismos de autogestão instalados nos bachilleratos populares. As principais contradições vivenciadas pelos bachilleratos populares estão ligadas ao conflito desencadeado entre a luta pela obtenção de financiamento estatal e certificados oficiais para a conclusão do ensino secundário e a manutenção da formação política almejada pelo Movimento.

Biografia do Autor

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora associada – livre-docente III – da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação.

Publicado
2023-03-09
Como Citar
Ceriani de Oliveira Gomes, M., & Dal Ri, N. M. (2023). AUTOGESTÃO, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA NOS BACHILLERATOS POPULARES ARGENTINOS. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17796